O final da temporada está cada vez mais próximo e em breve iremos descobrir quais os próximos talentos da academia que irão assinar contrato profissional com o Arsenal.
Há uma grande expectativa em Khayon Edwards, o fortíssimo avançado que infelizmente não jogará mais até ao final da temporada devido a uma lesão. Edwards estava a realizar uma temporada de sonho pela equipa de U18 – 16 Jogos, 16 Golos e 5 Assistências – e os responsáveis da academia já haviam tentado segurar o jovem, mas Edwards ainda não se comprometeu com o clube. O interesse no avançado de 18 anos é grande com vários clubes – Newcastle United, RB Leipzig, Hertha Berlim, Feyenoord e Borussia Monchengladbach – a tentarem garantir a sua contratação na próxima temporada.
Já o médio português, Mauro Bandeira, talvez não tenha tido a quantidade de minutos que desejava na equipa de U23, mas ainda assim realizou bons jogos pela equipa de U18. Bandeira é um jogador forte fisicamente e com bastante técnica e nos últimos tempos tem sido utilizado numa zona mais avançada do campo, deixando de ser o médio mais defensivo da equipa. Já tem várias sessões de treino com a equipa principal e foi utilizado por Mikel Arteta no amigável contra o Queens Park Rangers. Com certeza estará na lista de jogadores a receber um contrato profissional no verão.
O defesa-central Taylor Foran aparece numa situação semelhante à de Mauro Bandeira, em que já realizou algumas sessões de treino com a equipa orientada por Mikel Arteta, mas ainda não é uma opção regular nos U23. Embora esteja focado na equipa de U18, Foran viajou com a equipa para o Dubai na “pausa de inverno” da Premier League.
Luigi Gaspar tem sido afectado por várias lesões nesta temporada e pouco tem jogado até ao momento. Apesar de ser um jogador comprometido com a equipa, por vezes parece ter medo de disputar bolas, algo preocupante para um médio-defensivo. Se Luigi Gaspar – filho de Edu Gaspar – deixar o Arsenal no final da temporada, não será uma surpresa.
Henry Jeffcott tem jogado bem pela equipa de U18 e é um defesa versátil, lembrando Kieran Tierney. Tanto consegue fazer toda a ala-esquerda, como jogar a defesa-central numa defesa a três. Já foi chamado aos trabalhos das seleções jovens da Irlanda do Norte, mas as lesões não têm ajudado o seu desenvolvimento. Em Janeiro o Arsenal contratou Lino Sousa, que entrou direto para a equipa de U23 e isso poderá ter repercussões na carreira de Jeffcott no Arsenal. O seu futuro é muito incerto no clube.
Já o guarda-redes Remy Mitchell é uma aposta constante nos U18 e estará próximo de começar a ser opção também nos U23. Embora hajam alguns guarda-redes de qualidade na academia, Mitchell merece e com certeza receberá um contrato profissional.
Depois de na ultima temporada as coisas não terem corrido bem, Charles Sagoe Jr reencontrou-se em 2021/22 e tem sido um dos melhores jogadores da equipa de U18. Médio-ofensivo de grande qualidade técnica, ganhou esta temporada o hábito de marcar golos decisivos nos minutos finais e deverá receber um contrato profissional no próximo verão.
O lateral-direito James Sweet tem sido bastante “disputado” entre as seleções jovens de Inglaterra e País de Gales, e esta temporada tem estado em bom plano contribuindo com 8 assistências em 17 jogos na equipa de U18.
Finalmente o avançado Billy Vigar teve vários problemas fisicos no inicio da temporada e só mais recentemente tem sido opção nos U18. Apesar de não ser um finalizar nato, a sua capacidade de ligar jogo ajuda bastante a equipa. O futuro de Vigar ainda não é certo, mas se Khayon Edwards realmente sair no final da temporada, deverá permanecer na academia do Arsenal.
Assim, parece que Gaspar e Jeffcott serão aqueles que poderão estar em risco de serem dispensados pelo clube, enquanto o futuro de Edwards permanece incerto.
Ricardo Pires